Ensino Fundamental 1

Aprendendo pelas Relações

No Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, a ação pedagógica parte de situações que possibilitem ao aluno estruturar seus conhecimentos relativos à leitura, escrita e habilidades operatórias. Juntamente com o desenvolvimento de competências e habilidades, o aluno desenvolve atitudes e valores e amplia seu conhecimento em relação a si e ao mundo ao seu redor. Nessa fase, o estudante começa o processo de construção de sua identidade.

Língua Inglesa – No CRIEM, os alunos do Ensino Fundamental I tem aulas semanais da Língua Inglesa estruturadas com o objetivo de incorporar os temas lecionados ao processo diário de comunicação.

Mind Lab – O MindLab está presente na grade curricular dos alunos do CRIEM no Ensino Fundamental I. Esta é uma metodologia aplicada em países como Estados Unidos, Israel, Coreia, Espanha e Inglaterra. A metodologia é baseada no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais da criança, por meio de jogos de pensar.

Linguagens para um mundo digital – O objetivo é desenvolver o aspecto cognitivo da criança de forma concreta. São utilizados, portanto, alguns recursos de “esquema corporal” por meio de jogos e exercícios no chão. Depois, acrescenta-se atividades em cartolina e papel, assim como aplicativos como TinyTap (aplicativo de autoria para criar atividades e jogos), Formulário Google (aplicativo para criar atividades com perguntas e respostas) e jogos para tabletes ou sites.

MúsicaEste é um elemento fundamental devido à importância que representa em seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor. A música resgata a cultura tradicional infantil, amplia o vocabulário e desenvolve noções de ritmos e sons.

Projeto Semente Literária – Uma das partes mais importantes do processo de aprendizagem pelo qual o aluno passa é  o desenvolvimento do interesse e do hábito da leitura. A criança interessada em aprender se transforma em um leitor competente. Elas exercitam as leituras coletivamente, em atividades feitas em sala de aula, para produzir de forma individual seus próprios livros. Depois de finalizado, um evento de lançamento é realizado com sessão de autógrafos. A criança precisa experimentar o prazer em ler e escrever de forma dinâmica e interessante no contexto de vida que ela vivencia.

Educação Física – As aulas que envolvem atividades físicas incentivam a relação entre as crianças, ajudam a desenvolver suas capacidades intelectual e física e auxiliam o desenvolvimento das habilidades motoras.